UFMS celebra avanços na Educação a Distância em comemoração ao Dia Nacional da EaD

Postado por: Daiani Riedner

Em sintonia com a celebração do Dia Nacional da Educação a Distância (EaD) no Brasil, oficializado em 27 de novembro, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) destaca os notáveis ​​avanços e conquistas ao longo de 23 anos de comprometimento com a modalidade.

Na instituição, os dados ganham um significado especial, sendo mais do que uma comemoração, uma oportunidade para refletir sobre as realizações que marcaram sua trajetória educacional.

Hercules da Costa Sandim, diretor da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), destaca a essência do modelo pedagógico inovador adotado pela universidade na EaD. Ele enfatiza o foco no estudante, com professores e tutores altamente reforçados, material didático de excelência, ambientes virtuais interativos e propostas de avaliação que visam proporcionar autonomia e experiências de aprendizagem personalizadas.

O ponto de partida para esta celebração remonta a 2018, o ano da oficialização do Dia Nacional da EaD no país por meio da Lei nº 13.620. Desde então, a universidade passou por uma reestruturação institucional significativa. A Resolução do Conselho Universitário nº 76, aprovada em dezembro de 2020, deu origem, no ano seguinte, à Agência de Educação Digital e a Distância, composta pelas secretarias de Tecnologias e Materiais Digitais (Setec) e Inovação Pedagógica Digital (Seped). Essa mudança, segundo Sandim,, não apenas promoveu a transformação digital, mas também cultural em todas as áreas da instituição, mobilizando conhecimentos e habilidades do mundo digital para a formação de profissionais em diversas disciplinas.

Os resultados dessa abordagem são notáveis. A UFMS, por meio da modalidade a distância, já formou aproximadamente 2.500 estudantes de graduação e cerca de 6.000 estudantes em programas de especialização, além de milhares de estudantes em cursos de extensão e aperfeiçoamento. Atualmente, mais de 5.200 estudantes estão matriculados em cursos de graduação, e a universidade planeja abrir cerca de 5.000 novas vagas até 2024, com processos seletivos como o Vestibular Digital, Sistema de Seleção Unificada e Quero ser UFMS. Além disso, estão iniciando dois novos cursos de pós-graduação lato sensu em dezembro deste ano, com mais de 7.500 novas matrículas.

A Secretária de Inovação Pedagógica Digital da Agead, Daiani Damm Tonetto Riedner,  destaca o alcance abrangente da UFMS, uma universidade multicampi, que tem impactado não apenas o Estado de Mato Grosso do Sul, mas também regiões distantes do Brasil. Além da formação acadêmica, a Educação a Distância tem levado esperança, realizações e transformações de vida, criando uma rede de colaboração virtual e fortalecendo relacionamentos e conexões locais. Isso demonstra o compromisso da UFMS com a educação inclusiva e acessível através de suas iniciativas na Educação a Distância.

Assista ao vídeo comemorativo do Dia Nacional da EaD.