Pedagogia (Licenciatura)
-
Objetivos
-
Informações Acadêmicas
-
Ementa/Projeto Pedagógico
-
Polos presenciais
-
Docentes efetivos
-
Contato
-
Conceito
O Curso de Graduação em Pedagogia ofertado na modalidade a distância pela UFMS, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Res. CNE/CP Nº 1/2006), foi construído sob do princípio de que a docência é o sustentáculo do processo de formação dos profissionais da educação, havendo ênfase na docência para a Educação Infantil, Anos Iniciais do ensino fundamental e do ensino médio na modalidade Normal. Este curso volta-se ainda, para a formação que possibilite a atividade docente no âmbito da organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, bem como para o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares; e a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares (BRASIL, 2006).
Com base nessa multiplicidade de aspectos, o currículo do curso busca desenvolver as potencialidades dos futuros professores, por meio dos seguintes eixos: Gestão da Informação, Fundamentos da Educação, Trabalho Docente, Ensino-Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Gestão Escolar e Prática Pedagógica.
O egresso do curso está apto: a) à docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e nas matérias pedagógicas do ensino médio na modalidade Normal; b) à atuação nas ações educativas (gestão, coordenação, desenvolvimento de projetos) em espaços escolares e não-escolares.
Informações sobre o curso:
- Duração
- 4 anos
- Carga horária
- 3520 horas
Água Clara – MS
Bataguassu – MS
Bela Vista – MS
Camapuã – MS
Costa Rica – MS
Rio Brilhante – MS
São Gabriel do Oeste – MS
- Carla B. Zandavalli M. Araujo
- Célia Piatti
- Carina E. Maciel
- Nesdete Mesquita Corrêa
- Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida
- Mirian Noal
- Sandra Helena Correia Diettrich
- Vivina Dias Sól Queiroz
- Raquel Elizabeth Saes Quiles
- Rafael Rossi