Histórico e Institucionalização da Educação a Distância na UFMS

Na UFMS, a EaD iniciou-se informalmente no ano de 1991 por meio do Grupo de Apoio ao Ensino de Ciências e Matemática no 1º Grau – GAECIM. O grupo era composto por professores dos departamentos de Educação, Biologia, Física e Matemática e tinha como objetivo criar na UFMS um organismo interdisciplinar que oferecesse cursos a distância para qualificação dos professores da rede pública. (BATISTA; GOBARA, 2006).

A Portaria nº 332, de 14 de agosto de 2000 oficializou a criação, implantação, divulgação e regimento interno da Assessoria de Educação Aberta e a Distância (AEAD). Com o avanço do acesso à internet, surgiram as primeiras experiências de implantação de cursos de extensão e de especialização no âmbito da AEAD, em plataformas virtuais como o TelEduc e e-Proinfo. (BATISTA; GOBARA, 2006). 

O credenciamento da UFMS para oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância ocorreu no ano de 2001, com a Portaria do MEC nº 2.113 de 10 de setembro de 2001. Foram aprovadas as propostas do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura – Habilitação em Formação de Professores para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do curso de Especialização em Orientação Pedagógica em Educação a Distância. (RIEDNER; BATISTA, 2018).

A primeira oferta de graduação foi o curso de Pedagogia para o polo de Bela Vista – MS. E primeira oferta de pós-graduação lato sensu foi o Curso de Especialização em Orientação Pedagógica em Educação a Distância, cujas vagas atenderam os profissionais da educação de municípios como São Gabriel do Oeste, Rio Brilhante, Camapuã, Campo Grande, além de técnicos da UFMS e comunidade em geral. (RIEDNER; BATISTA, 2018).

Após a implantação da graduação a distância, a UFMS concorreu ao Edital Público MEC/SEED – nº 1/2004 – Seleção de propostas para apoio financeiro à Educação Superior a Distância, passando a integrar dois Consórcios: o Pró-Formar e o Setentrional. O Consórcio Pró-Formar objetivou oferecer curso de Pedagogia para Educação Infantil e o Consórcio Setentrional, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 

No ano de 2005 a UFMS concorreu ao Edital nº 1/2005 da Secretaria de EaD do MEC, e foi aprovada para oferecer os cursos de Pedagogia; Pedagogia (Educação Especial); Pedagogia (para Educação de Jovens e Adultos), Letras (Português/Espanhol); Matemática e Administração Pública. Com a política de incentivo às atividades de EaD do MEC, a UFMS, a partir de 2006, integrou-se ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Concomitante às ofertas da UAB, a EaD/UFMS ofertou pós-graduação lato sensu e aperfeiçoamento para professores da educação básica por programas e projetos de EaD da Secretaria Especial de Educação a Distância (SEED/MEC), extinta em 2011; e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), extinta em 2019, financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Em 2008, cumprindo as orientações do MEC para o atendimento da demanda de formação de professores e de gestores públicos, por meio do REUNI, foram disponibilizadas vagas para o provimento de professores para atuação específica junto aos cursos de EaD da UFMS. (RIEDNER; BATISTA, 2018). Em virtude desta expansão, foi publicado o Edital PREG nº 140/2008, de 30.12.2008, que divulgava concurso para dezesseis vagas de docentes que foram lotados em 2009 na então Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CED/RTR), onde permaneceram até julho de 2011. Nesse mesmo ano, a UFMS passou por uma reestruturação e, de acordo com a Resolução COUN nº 54, de 10.11.2011, a CED/RTR, que era vinculada à Reitoria e funcionava como unidade de ensino voltou a fazer parte da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG). 

Em janeiro de 2017 por meio da Resolução Nº 02, de 20 de janeiro de 2017 do Conselho Universitário da UFMS criou-se a Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (SEDFOR), cuja estrutura concentrava a EaD, formação de professores e tecnologias educacionais, voltando a integrar-se à Reitoria. 

A partir desse cenário, iniciou-se um processo de institucionalização dos cursos, que passaram a ter mais visibilidade dentro das unidades de ensino, com consequente envolvimento de docentes (vinculados ou não à EaD), técnicos administrativos, tutores e colaboradores para discutir as propostas para a modalidade dentro da UFMS.

Em 2019, a gestão percebeu a necessidade de uma nova mudança na estrutura organizacional, a SEDFOR se transformou em Secretaria Especial de Educação a Distância (SEAD), vinculada à Reitoria, com a definição de atividade meio, de apoio administrativo, tecnológico e pedagógico para ofertas de EaD, não só por meio da UAB, mas com abertura para outras parcerias e focalizando seus esforços principalmente na implementação da EaD nos cursos presenciais. (RIEDNER; MACIEL, 2019). 

No ano de 2020, a pandemia do coronavírus colocou em evidência a importância e o protagonismo das tecnologias digitais para os processos de ensino e aprendizagem na instituição, conforme já vinha sendo trabalhado de forma planejada desde 2017 com a criação da então SEDFOR. As tecnologias utilizadas na educação a distância passaram a ser difundidas amplamente nos cursos de graduação e pós-graduação, nas atividades administrativas, de pesquisa, extensão, eventos acadêmicos, dentre outros. 

Novas necessidades de formação foram surgindo e trazendo novos desafios para a gestão institucional. Nesse período, a UFMS demonstrou protagonismo, responsabilidade e compromisso com a educação, sendo uma das três universidades federais do Brasil que conseguiram cumprir com todas as atividades acadêmicas, administrativas, de pesquisa e extensão no ano de 2020, graças ao planejamento articulado e ao suporte provido pela SEAD em parceria com a AGETIC e as pró-reitorias de ensino e demais áreas técnicas.

No final de 2020, início de 2021, com a nova reestruturação institucional aprovada pela Resolução do Conselho Universitário nº 76, de 29 de dezembro de 2020, foi criada a Agência de Educação Digital e a Distância (AGEAD), com duas secretarias: Secretaria de Tecnologias e Materiais Digitais (SETEC) e Secretaria de Inovação Pedagógica Digital (SEPED). Essa mudança traz uma proposta de transformação digital e também cultural para todas as frentes de atuação da universidade, mobilizando conhecimentos e habilidades do mundo digital para a formação de profissionais em todas as áreas.

É perceptível que estamos caminhando para um processo de institucionalização de forma contínua e sustentável.  Para Kesar (2007), a institucionalização é definida como um processo caracterizado por rotinas “cristalizadas” com apoio legítimo e comprometimento das lideranças no desenvolvimento das ações no ambiente de trabalho. 

Pesquisadores como Kesar (2007), Sam (2012) e Platt (2009) argumentam a existência de três fases do processo de institucionalização, a saber: mobilização, implementação e institucionalização. Essas fases podem ocorrer simultaneamente ou dinamicamente, não seguindo de maneira obrigatória uma ordem linear e hierárquica. Podemos destacar algumas ações importantes que configuram esse processo de institucionalização da educação a distância na UFMS:

  • Alocação dos cursos a distância nas unidades acadêmicas correspondentes (2011);
  • Alocação dos professores concursados para o trabalho na EaD nas unidades específicas dos cursos (2011);
  • Unificação de sistema acadêmico, por meio da migração dos dados acadêmicos do sistema acadêmico específico para EaD, SIAD, para o sistema acadêmico de cursos de graduação, SISCAD (2013/2014);
  • Adequação e atualização do site da EaD-UFMS, para WordPress, adequado ao padrão de sites da UFMS (2014);
  • Desenvolvimento de plugin para AVA Moodle para prover autenticação de usuários por meio de identificação única, Passaporte UFMS (2017);
  • Mudança da antiga Coordenadoria de EaD para nova sede (Polo Campo Grande de EaD), com mais espaços, laboratórios, auditório, salas de aula multiuso, entre outros (paralelo à origem da Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores – 2017);
  • Revisão de normativas institucionais para inclusão das especificidades da educação a distância, com destaque para os regulamentos de graduação e pós-graduação lato sensu (a partir de 2017);
  • Criação de mais sete polos associados da UAB nos câmpus da UFMS (a partir de 2017);
  • Exigência de credenciamento de docentes para oferta de disciplinas a distância nos cursos de graduação presenciais (a partir de 2018);
  • Unificação do calendário acadêmico (a partir de 2018) para cursos presenciais e a distância;
  • Participação e premiação de produtos em editais de inovação da CAPES (a partir de 2018);
  • Unificação da matrícula e consolidação da matrícula online, deixando de haver etapas presenciais que exigiam trabalhos manuais, envios de documentos por malote, dentre outras burocracias, para os cursos de graduação a distância, além de adequações no sistemas de perfil socioeconômico e autoavaliação institucional (a partir de 2018); 
  • Inclusão dos alunos da EaD nos Editais de PIBIC (a partir de 2018);
  • Filiação à Associação Universidade em Rede – Unirede (a partir de 2018);
  • Unificação da Infraestrutura de TI, deixando de haver equipamentos servidores específicos para sistemas e arquivos da educação a distância e passando a ser fornecida e mantida de forma institucional pela AGETIC (2018);
  • Instalação, atualização e melhorias periódicas das ferramentas (plugins e demais funcionalidades) do Moodle (a partir de 2018);
  • Integração do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle aos Sistemas Acadêmicos (Siscad e Sigpos, a partir de 2019);
  • Adoção de regulamento institucional que dispõe sobre a composição, as atribuições e o processo de trabalho da equipe multidisciplinar para produção e validação de materiais para educação a distância na UFMS  (a partir de 2019 – I.N. Conjunta PROGRAD, PROPP, PROECE, AGETIC, SEDFOR n° 1/2019);
  • Adoção institucional ao Moodle como AVA oficial da UFMS com sua disponibilização para todas as atividades de ensino de graduação e pós-graduação (a partir de 2019 – I.N. Conjunta PROGRAD, PROPP, PROECE, AGETIC, SEDFOR n° 2/2019);
  • Adesão institucional ao Google Workspace for Education (a partir de 2019);
  • Atualização do Sistema Acadêmico (Siscad) para oferta de disciplinas a distância nos cursos de graduação presenciais (a partir de 2019);
  • Consolidação do AVA UFMS para todas as atividades de ensino (AVA Ensino) e cursos de capacitação interna e extensão (AVA Cursos) (a partir de 2020);
  • Oferta semestral de curso de Formação em EaD (a partir de 2019) para todos os servidores (a partir de 2020) alinhada ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UFMS – Certificação Progep;
  • Oferta semestral de curso de Formação em TICs para todos os servidores da UFMS (a partir de 2020) alinhada ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UFMS – Certificação Progep;
  • Oferta semestral de Curso de Formação Inicial em Recursos Educacionais Abertos (a partir de 2020) institucionalizada como projeto de extensão na Proece; e
  • Inserção de novos técnicos especializados em Tecnologia da Informação e Comunicação na SETEC/AGEAD para as atividades de suporte e manutenção às tecnologias digitais (a partir de 2020); 
  • Modernização do AVA UFMS, com nova interface, integração ao App Moodle Mobile, além da disponibilização de áreas pessoais de trabalho para os professores (a partir de 2021).

A educação a distância na UFMS está completando no ano de 2020, 20 anos de existência, sendo 12 anos de parceria com a UAB, cumprindo com o propósito da política de interiorização do Ensino Superior Público, com prioridade na oferta de cursos de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica. Ao longo dessa história, a chance única de estudar numa instituição federal pública de ensino superior mobilizou e ainda mobiliza muitas pessoas não só nos municípios dos polos, mas também no entorno desses municípios. 

A UFMS, que já era uma universidade multicampi, chegou aos lugares mais longínquos dos Estado de MS, levando muito mais do que uma formação acadêmica, mas também esperança, realizações e mudança de vida, criando uma rede de colaboração virtual e estreitando os relacionamentos e as conexões locais.

 

Referências

BATISTA, Erlinda M. GOBARA, Shirley T. As concepções de professores de um curso a distância sobre o papel do fórum On-line. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216,  2006. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/798 Acesso em: 17 mar. 2021.

KESAR, Adrianna. Tools for a Time and Place: Phased leadership Strategies to Institutionalize a Diversity Agenda. The Review of Higher Education, v. 30, n. 4, 2007. Disponível em: http://bit.ly/2GBxUHt. Acesso em: 28 jul. 2019.

KESAR, Adrianna; SAM, Cecile. Strategies for implementing and institutionalizing new policies and practices: understanding the change process. In: KESAR, Adrianna (Ed.). Embrancing non-tenure track faculty: changing campuses for the new faculty majority. New York: Routledge, 2012.

PLATT, Phyllis A. Promoting Change Through a school-Based Model of Comprehensive Student and Family Support. Kentucky’s Family Resource and Yuoth Services Centers. In: 21st National Symposium on Doctoral Research in Social Work. Ohio State University. College of Social Work. University of Kentucky. Lexington, KY. 2009. Disponível em: http://bit.ly/2K9025F . Acesso em: 28 jul. 2019.

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; HOVA, Glaucimara Lopes Schneider. Práticas de Gestão por Competências na tutoria em Educação a Distância: estratégias para construção de um programa de formação continuada de tutores. In: CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 25., 2019, Poços de Caldas. Anais Eletrônicos […]. Poços de Caldas: ABED, 2019. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/31921.pdf. Acesso em 16 fev. 2020.

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; MACIEL, Carina Elisabeth. A institucionalização do Moodle como estratégia de experimentação do ensino híbrido nos cursos presenciais. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, v. 7, n. 13, 2019. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10214. Acesso em: 16 ago. 2020.

 

Texto atualizado em 26 de Maio de 2021.