Tecnologia de Ciência dos Dados
Nome do curso: Curso Superior de Tecnologia de Ciência dos Dados
Coordenador do Curso: Jonathan Andrade
Projeto Pedagógico de Curso: RESOLUÇÃO Nº 538-COGRAD/UFMS, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2022
E-mail da Coordenação: tcd.agead@ufms.br
Carga Horária Total do Curso: 2400 Horas
Duração: 6 Semestres
Vagas: 500 vagas
Forma de ingresso: Vestibular Digital e SISU Inverno
Objetivo do Curso:
Objetivo Geral
Ciência de Dados é uma nova área interdisciplinar que envolve estatística, computação, comunicação, administração e sociologia para estudar e analisar dados, transformando-os em conhecimento e auxiliando no processo de tomada de decisão. A área de Ciência de Dados tem se destacado nos últimos anos devido ao aumento da disponibilidade de grandes conjuntos de dados nos mais diversos domínios de conhecimento. Com isso, há a demanda por profissionais com conhecimentos multidisciplinares, que consigam trabalhar com ferramentas estatísticas e computacionais, além de conhecimentos sobre o domínio dos dados, para auxiliar na descoberta do conhecimento a partir de dados estruturados e não estruturados.
Nesse contexto, o curso de tecnologia em Ciência dos Dados da UFMS possibilita a formação de tecnólogos aptos a lidar com os novos desafios da computação envolvendo a extração de conhecimento inovador e potencialmente útil em grandes volumes de dados. O Curso, dada a sua característica multidisciplinar e a sua ampla aplicabilidade, visa atender a demanda local e nacional de profissionais dessa área com grande potencial de promover o avanço social e tecnológico nos mais diversos setores da economia, tanto público quanto privado.
Objetivos Específicos
Dessa forma, podemos elencar os seguintes objetivos específicos do Curso:
-
Formar profissionais com capacidade técnica, científica e humana para o exercício de atividades pertinentes à área de Ciência de Dados, conhecedores e seguidores dos padrões éticos e morais da área de sua profissão;
-
Desenvolver competências que permitam a compreensão de processos para a coleta e gerenciamento eficiente de grandes conjuntos de dados, bem como para a definição e execução de políticas de gestão e uso de dados;
-
Capacitar profissionais para a formulação e teste de hipóteses, interpretação e extração de conclusões úteis e inovadoras, bem como para o desenvolvimento de algoritmos específicos para a análise de dados;
-
Formar profissionais com capacidade de contribuir para a melhoria do bem estar social e para o progresso da sociedade, por meio de aplicações de Ciência de Dados;
-
Formar profissionais empreendedores que contribuam para o desenvolvimento regional através do fortalecimento econômico da comunidade em que se inserem;
-
Formar profissionais com capacidade de adaptação rápida e permanente aos avanços das tecnologias de informação.
-
Formar profissionais com capacidade de interação com outras áreas de conhecimento e capacidade de trabalho de forma colaborativa.
Perfil do Egresso:
Inspirado em estudos internacionais para definição de um currículo de referência, o Curso de Tecnologia em Ciência dos Dados da UFMS visa à formação de profissionais com sólida formação interdisciplinar nas áreas de Computação, Matemática, Estatística e Inteligência Artificial, as quais permitirão o desenvolvimento de aplicações de conceitos dessas áreas em Ciência de Dados.
Os tecnólogos formados em Ciência dos Dados devem estar aptos a trabalhar com todas as etapas que envolvem a extração de conhecimento a partir de dados, iniciando na coleta, e passando pelas demais etapas, como a análise e pré-processamento de dados, proposição e utilização de algoritmos para extração de padrões, a validação dos resultados obtidos, bem como a produção e integração do conhecimento extraído em aplicações reais, até a preservação dos dados. Para isso, estes profissionais devem ser capazes de interagir com outras áreas de conhecimento, dos mais diversos setores, públicos ou privados, entendendo o contexto das organizações e as necessidades delas emanadas. Da mesma forma, os profissionais devem ser aptos a desenvolver iniciativas empreendedoras, suprindo necessidades oriundas da sociedade em geral.
Espera-se que o profissional formado seja capaz de utilizar, efetivamente, eficientemente e de maneira ética, técnicas computacionais, matemáticas, estatísticas e de Inteligência Artificial para extrair conhecimento a partir de grandes bases de dados, bem como apoiar o processo de tomada de decisões. O profissional deve ser capaz de inovar, projetar, implementar e avaliar abordagens e técnicas para projetos de extração de conhecimento a partir de dados, estruturados ou não, bem como adaptar o conhecimento adquirido para as tendências mais recentes. Também, espera-se que o profissional deva ser capaz de aplicar ferramentas para o gerenciamento e exploração de dados em larga escala.
Por fim, o tecnólogo em Ciência dos Dados deve ser capaz de desenvolver soluções eficientes, bem como desenvolver e evoluir sistemas, considerando as boas práticas e preceitos adotadas em Engenharia de Sistemas, Engenharia de Software e Engenharia de Dados.
Com as habilidades listadas e considerando o contexto econômico regional, o egresso do Curso exerce um papel fundamental nas organizações ao compreender, analisar e propor soluções de problemas do mundo real com o uso de Ciência de Dados.
Matriz Curricular do Curso:
Conteúdos de Formação Comum
Ead, Mídias e Tecnologias Digitais – 51 horas
Inglês – 68 horas
Leitura e Produção de Textos – 85 horas
Matemática Básica – 68 horas
Pensamento Computacional – 68 horas
Ética, Cidadania e Sociedade – 34 horas
Conteúdos de Formação Específica
Algoritmos e Programação I – 85 horas
Algoritmos e Programação II – 85 horas
Aplicações em Aprendizado de Máquina – 85 horas
Aprendizado Profundo – 85 horas
Banco de Dados – 68 horas
Computação Escalável – 68 horas
Cálculo I – 68 horas
Estatística e Probabilidade – 68 horas
Estrutura de Dados – 68 horas
Formação Profissional em Computação – 34 horas
Fundamentos de Web – 68 horas
Geometria Analítica e Álgebra Linear – 68 horas
Gestão de Inovação e Desenvolvimento de Produtos – 34 horas
Introdução a Ciência de Dados – 68 horas
Introdução a Conceitos de Computação – 51 horas
Mineração de Dados – 85 horas
Modelagem e Inferência Estatística – 85 horas
Programação Orientada a Objetos – 68 horas
Projeto Integrador I – 51 horas
Projeto Integrador II – 51 horas
Projeto Integrador III – 51 horas
Redes Neurais – 85 horas
Segurança da Informação – 68 horas
Sistemas Computacionais – 68 horas
Visualização Computacional – 85 horas
Complementares Optativas
Análise Multivariada de Dados – 68 horas
Blockchain e suas Aplicações – 68 horas
Estudo de Libras – 51 horas
Planejamento Estratégico de Negócios – 68 horas
Processamento de Linguagem Natural – 68 horas
Visão Computacional – 68 horas
Componentes Curriculares Não Disciplinares
I (ACS-ND) Atividades Complementares (OBR) – 54 horas
II (AOE-ND) Atividades Orientadas de Ensino (OPT) – 120 horas
III (AEX-ND) Atividades de Extensão (OPT) – 120 horas
V (Enade) Exame Nacional de Desempenho (OBR)