Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diferenças no Contexto do Ensino de História e Cultura Brasileiras
Coordenadora do Curso
Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos
Comissão Especial de Curso
Maria Aparecida Lima dos Santos (Presidente)
Eduardo Luís Figueiredo de Lima
Lourival dos Santos
Contato
E-mail: erer.faed@ufms.br
Telefone: 3345-7670 (9 às 16 horas) e 3345.7683 (7:30 às 12:00)Período de realização do curso
Período de realização do curso
Novembro de 2017 a Abril de 2019
Funcionamento do curso/periodicidade das atividades
Os módulos serão oferecidos conforme cronograma estabelecido, usando as tecnologias
da educação a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle),
onde o aluno terá acesso aos conteúdos do curso. Serão realizados encontros mensais
presenciais, promovendo o contato com os docentes. O acadêmico será auxiliado pelo
tutor.
Objetivo do curso
Fornecer subsídios teóricos para apoiar a reflexão em torno das temáticas dos Direitos
Humanos, da educação étnico-racial, de gênero e das diferenças no contexto da análise
sócio-histórico cultural dos processos educativos visando promover reformulações
curriculares significativas e consoantes à legislação vigente no interior das instituições
escolares de Mato Grosso do Sul.
Metodologia
Será realizado um encontro presencial mensal em cada polo da Universidade Aberta do
Brasil selecionado para a oferta, a saber: Campo Grande (100 vagas), Camapuã (50
vagas) e Porto Murtinho (50 vagas).
O início das atividades do curso está previsto para o novembro de 2017, ocasião em que
deverá ocorrer a aula inaugural para todos os alunos na cidade de Campo Grande (com
transmissão simultânea) e terá como objetivo a apresentação das normas e metodologias
do curso, bem como o início do mapeamento dos interesses de pesquisa dos
matriculados, além de proporcionar o encontro dos acadêmicos com os professores e
tutores. O evento final de encerramento do curso também será realizado na cidade de
Campo Grande.
O curso é composto por três módulos. Cada disciplina terá carga horária de 30 horas/2
créditos, com exceção das disciplinas “Introdução à EAD” (15) e “Metodologia de
pesquisa e produção de conhecimento em Educação” (60). Serão realizados entre nove e
doze encontros presenciais no decorrer dos anos de 2017 e 2018. O Trabalho de
Conclusão de Curso será no formato de um artigo científico, cujas especificações estão
definidas no regulamento do curso.
Regulamento:
Resolução (COPP) nº 195, de 11 de agosto de 2017
Estrutura Curricular e Docentes
PROFESSORES/AS RESPONSÁVEIS |
SEMESTRE |
CH |
CRÉDITOS |
TIPO |
|
Disciplina 1: Introdução à EAD |
Prof. Eduardo Luís Figueiredo de Lima |
2017.2 |
15 |
1 |
obr |
Módulo 1: Educação, movimentos sociais e interculturalidade |
|||||
Disciplina 2: Políticas educacionais, educação étnico-racial, gênero e diferença |
Profa. Dra. Maria Lima |
2018.1 |
30 |
2 |
obr |
Disciplina 3: Educação, currículo, raça e gênero |
Profa. Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques (UFGD) |
2018.1 |
30 |
2 |
obr |
Disciplina 4: Movimentos sociais, educação étnico-racial, gênero e diferença |
Prof. Dr. Miguel Rodrigues Sousa Prof. Dr. Lourival dos Santos |
2018.1 |
30 |
2 |
obr |
Disciplina 5: Gestão escolar e políticas educacionais voltadas à diversidade étnico-racial e gênero |
Profa. Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques (UFGD) |
2018.1 |
30 |
2 |
obr |
Disciplina 6: Metodologia de pesquisa e produção de conhecimento em Educação (Disciplina oferecida nos três semestres do curso) |
Profa. Dra. Maria Lima Profa. Dra. Ana Paula Squinelo Profa. Dra. Vivina Dias Sol Profa. Dra. Eugênia Portela de Siqueira Marques (UFGD) Profa. Dra. Mara Aline dos Santos Ribeiro |
2018.1 2018.2 2019.1 |
60 |
4 |
obr |
Módulo 2: Direitos humanos, relações étnico-raciais, gênero e diferença: especificidades conceituais |
|||||
Disciplina 7: Teorias da Cultura |
Prof. Lourival dos Santos |
2018.1 |
30 |
2 |
obr |
Disciplina 8: Direitos humanos para as relações étnico-raciais, gênero e diferença |
Prof. Tiago Botelho (UFGD) |
2018.2 |
30 |
2 |
op |
Disciplina 9: Reeducação étnico-racial no contexto das relações raciais no Brasil |
Prof. Lourival dos Santos |
2018.2 |
30 |
2 |
op |
Disciplina 10: Gênero e diferença |
Prof. Miguel Rodrigues Sousa Neto |
2018.2 |
30 |
2 |
op |
Módulo 3: Fundamentos para práticas formativas na instituição escolar |
|||||
Disciplina 11: Didáticas e epistemologias das disciplinas escolares |
Profa. Dra. Maria Lima Profa. Dra. Ana Paula Squinelo |
2018.2 |
30 |
2 |
obr |
Disciplina 12: Práticas de linguagem e identidade |
Profa. Dra. Maria Lima |
2018.2 |
30 |
2 |
op |
Disciplina 13: Manuais escolares na pesquisa e no ensino |
Profa. Dra. Ana Paula Squinelo |
2018.2 |
30 |
2 |
op |
Disciplina 14: Currículo e interdisciplinaridade |
Profa. Dra. Vivina Dias Sol |
2018.2 |
30 |
2 |
op |
*obr = obrigatória; opt = optativa