Tutorial Jitsi – Web Conferência no AVA Moodle
1 – Criando a Sala Virtual Jitsi
* Caso a sala virtual Jitsi já tenha sido criada no ambiente virtual do curso/disciplina, vá para o capítulo 2 para obter orientações de acesso e uso da sala.
1.1 – Clique em Ativar edição
1.2 – Clique em Adicionar uma atividade ou recurso no tópico desejado
1.3 – Na janela que abrirá, selecione o item Jitsi e clique em Adicionar
1.4 – No formulário, defina o Nome da Sessão (Nome para a atividade) e, opcionalmente, uma Descrição para a atividade.
1.5 – Se for do interesse do professor e possível definir configurações de Disponibilidade, clicando em Habilitar e definindo uma data e hora para a sessão de web conferência e definindo quantos minutos antes da data e horário marcados os usuários poderão acessar a sala virtual de web conferência.
1.6 – Feitas as configurações, clique no botão Salvar e voltar ao curso, no final do formulário. Observação: O Jitsi não possui recurso de gravação das sessões de web conferência.
2 – Acesso à sala virtual Jitsi
2.1 – Para acessar a sala, clique no ícone do Jitsi ou no nome da sala.
2.2 – Clique no botão Acesso
2.3 Na página seguinte, a sala virtual Jitsi será exibida dentro de um frame e o navegador de internet provavelmente solicitará permissão para uso da webcam e/ou microfone. É necessário conceder a permissão para poder usar esses dispositivos na conferência.
3 – Configurando câmera, microfone, idioma e outros detalhes
3.1 – É possível que, ao conceder a permissão de uso de câmera e microfone ao navegador (ver capítulo anterior, capítulo 2.3), o microfone já esteja configurado e funcionando, contudo, caso queira alterar o microfone ou confirmar o funcionamento deste e outros dispositivos, no canto inferior direito da sala virtual, clique sobre o ícone em forma de três pontinhos verticais e depois na opção Settings (Configurações).
3.2 – Na janela Settings (Configurações) é possível alterar câmera (Camera), microfone (Microphone) e saída de áudio (Audio output). Além disso é possível testar a saída de áudio pela opção Play a test sound, verificar o funcionamento da câmera, pela imagem captada e exibida, e o microfone, pela oscilação da barra azul abaixo da imagem captada pela câmera.
3.3 – Na aba Profile (Perfil) é possível personalizar o nome do usuário e informar um e-mail que ficará disponível como informação do usuário na sala virtual.
3.4 – Na aba More (Mais) é possível alterar o idioma (language) e configurações de inicialização para os demais usuários que ingressarem na web conferência.
4 – Habilitando Web-cam
4.1 – Movimentando o mouse sobre o frame do Jitsi, vai aparecer 3 botões na parte inferior central. Da esquerda para direita, eles servem para desligar/ligar o microfone, sair da sessão de web conferência e iniciar ou para a captação da câmera.
5 – Abrindo a janela de bate-papo e sinalizando aos participantes “mão levantada”
5.1 – Movimentando o mouse sobre o frame do Jitsi, no canto inferior esquerdo aparecerá 3 botões. O botão a direita serve para abrir a janela de bate-papo, o botão do meio sinaliza aos demais participantes da sessão de web conferência que você levantou a mão (virtualmente, é claro). O botão da esquerda, a ser tratado mais detalhadamente no próximo capítulo (capítulo 6 deste manual), serve para “compartilhar tela”.
6 – Compartilhando tela, janela ou guia (aba) do navegador (usado por exemplo para compartilhar apresentação de slides)
6.1 – Antes de clicar no botão de compartilhamento de tela, abra no computador, o recurso que deseja compartilhar, por exemplo a apresentação de slides.
6.2 – Clique no botão mais a esquerda (ver capítulo 5.1), será exibido a janela Compartilhar sua tela e por meio dela será possível compartilhar:
- A tela inteira, ou seja, a imagem de toda a área de trabalho do computador;
- Uma Janela de aplicativo, ou seja um programa específico, por exemplo uma apresentação de slides aberta anteriormente; e
- Uma Guia do navegador, um site aberto em outra aba/janela do navegador de internet.
6.3 – Após escolhido o recurso que deseja compartilhar, clique no botão Compartilhar para iniciar o compartilhamento.
7 – Alterando a visualização da sala para Visualização em Blocos, obtendo endereço eletrônico da sessão de Web Conferência para convidar outras pessoas e acessando outras configurações
7.1 – Movimentando o mouse sobre o frame do Jitsi, no canto inferior direito aparecerá 3 botões. O botão a esquerda serve para alternar para visualização em blocos, essa opção simplesmente altera a organização dos elementos dentro da sala virtual, o botão ao meio permite obter o endereço eletrônico da sala virtual, por exemplo para convidar outras pessoas para participar da reunião virtual e também adicionar uma senha para restringir o acesso. O botão mais a direita possui inúmeras opções para configuração.
*Obs.: Jitsi preserva o propósito essencial de um sistema de web conferência, que é o de prover interação síncrona pela Internet. No momento não há possibilidade de realizar gravações no AVA utilizando o Jitsi. Para gravações a SEAD ainda recomenda que elas sejam feitas em estúdio (Clique aqui para acessar o formulário para agendamento de gravações em estúdio), sob a supervisão, orientação e assessoramento de uma equipe especializada de gravação e edição de vídeos que produzirá um material de mais qualidade.