Web Aula no AVA Moodle com “BBB RNP”
1 – Criando a Sala Virtual no AVA
* Caso a sala virtual BBB RNP já tenha sido criada no ambiente virtual do curso/disciplina, vá para o tópico 2 para obter orientações de acesso e uso da sala.
1.1 – Clique em Ativar edição
1.2 – Clique em Adicionar uma atividade ou recurso no tópico/seção escolhida
1.3 – Na janela que abrirá, selecione a opção BBB RNP (Se necessário use o campo de busca para encontrar mais rapidamente a opção BBB RNP)
1.4 – No formulário, defina o Tipo de instância e insira o Nome da sala virtual.
1.5 – ATENÇÃO! Para conseguir realizar gravações na sala, expanda a seção Activity/Room Settings e marque o o item Sessão pode ser gravada*.
1.6 – Na seção Participantes é possível atribuir permissões a um usuário específico ou para um Papel do sistema, por exemplo, para o papel de estudante, docente, tutor, entre outros.
Significado das Permissões:
- Moderador: Acesso total as funcionalidades do sistema, permissão comumente atribuída ao professor/apresentador;
- Visualizador: Permitido ativar microfone e câmera, e utilizar o bate-papo, permissão comumente atribuída aos espectadores;
1.7 – Feitas as configurações, clique no botão Salvar e voltar ao curso.
2 – Acesso à sala virtual
2.1 – Para acessar a sala, clique na atividade BBB RNP criada
2.2 – Clique no botão Entrar na sessão
3 – Configurando microfone
3.1 – Clique na opção Microfone (Atenção! Evite a opção Microfone quando for participar apenas como ouvinte. Ruídos captados no seu ambiente podem atrapalhar a sessão de web conferência, nesse caso selecione a opção Somente ouvir. Obs.: É possível alterar a opção selecionada nessa etapa desativando e voltando a ativar o áudio posteriormente)
3.2 – Se for solicitada permissão para uso de microfone em um pop-up, clique em Permitir
3.3 – Aguarde o início do teste de áudio
3.4 – Fale ao microfone e valide se está escutando sua própria voz. Caso esteja, pressione Sim
3.5 – Se não conseguir se escutar, clique na opção Não (imagem acima), altere as opções de Microfone e/ou Alto-falante. Você pode testar os fones de ouvidos ou alto-falantes clicando na opção Tocar som de teste. Clique em Tentar Novamente para verificar se com as novas configurações pode ouvir sua própria voz (Volte para o passso 3.3).
4 – Habilitando Webcam
4.1 – Na sala virtual, clique no botão na barra inferior para habilitar a Webcam
4.2 – Se for solicitada permissão para uso de câmera em um pop-up, clique em Permitir.
4.3 – Escolha a câmera, a qualidade do vídeo e clique no botão Iniciar
* Quanto melhor a qualidade maior será o consumo de banda de internet, ou seja, se houver problemas de comunicação experimente selecionar uma qualidade mais baixa para a câmera.
5 – Adicionando Apresentação de Slides
5.1 -Para carregar um arquivo de apresentação, na parte inferior da sala virtual, clique no ícone em formato de + (mais/positivo) e selecione a opção Carregar uma apresentação
5.2 – Arraste e solte o(s) arquivo(s) sobre a área tracejada ou selecione o(s) arquivo(s) por meio da opção Procure arquivos e finalize na opção Confirmar
5.3 – Defina se os participantes poderão baixar o arquivo de apresentação, por meio da botão em formato de seta para baixo (Permitir download da apresentação), selecione qual apresentação quer exibir por meio do círculo de seleção ou exclua um arquivo de apresentação por meio da botão em formato de lixeira (Remover Apresentação).
6 – Gravação
ATENÇÃO! Os passos a seguir só serão possíveis se as ações do item 1.5 foram executadas.
6.1 – Para iniciar a gravação clique no ícone Iniciar gravação
6.2 Confirme o inicio da gravação clicando Sim na janela pop-up de confirmação.
6.3 – Para interromper a gravação, seja definitivamente ou provisoriamente, basta clicar no mesmo ícone usado para iniciar a gravação e confirmar clicando em Sim na janela pop-up de confirmação.
6.4 – O tempo de processamento de uma gravação varia de acordo com o tempo de gravação e com a demanda de processamento no servidor. O processamento inicia automaticamente. Após a finalização do processamento, as gravações ficam visíveis na tela de entrada da Sala Virtual
7 – Encerrando uma sessão de web conferência
7.1 – Usuários com perfil moderador podem encerrar uma sessão de web conferência, clicando no botão Encerrar Sessão, forçando a desconexão dos demais participantes.