Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diferenças no Contexto do Ensino de História e Cultura Brasileiras

 

Coordenadora do Curso
Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos

Comissão Especial de Curso
Maria Aparecida Lima dos Santos (Presidente)
Eduardo Luís Figueiredo de Lima
Lourival dos Santos

Contato

E-mail: erer.faed@ufms.br
Telefone:
3345-7670 (9 às 16 horas) e 3345.7683 (7:30 às 12:00)Período de realização do curso

Período de realização do curso
Novembro de 2017 a Abril de 2019

Funcionamento do curso/periodicidade das atividades
Os módulos serão oferecidos conforme cronograma estabelecido, usando as tecnologias
da educação a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle),
onde o aluno terá acesso aos conteúdos do curso. Serão realizados encontros mensais
presenciais, promovendo o contato com os docentes. O acadêmico será auxiliado pelo
tutor.

Objetivo do curso
Fornecer subsídios teóricos para apoiar a reflexão em torno das temáticas dos Direitos
Humanos, da educação étnico-racial, de gênero e das diferenças no contexto da análise
sócio-histórico cultural dos processos educativos visando promover reformulações
curriculares significativas e consoantes à legislação vigente no interior das instituições
escolares de Mato Grosso do Sul.

Metodologia

Será realizado um encontro presencial mensal em cada polo da Universidade Aberta do
Brasil selecionado para a oferta, a saber: Campo Grande (100 vagas), Camapuã (50
vagas) e Porto Murtinho (50 vagas).
O início das atividades do curso está previsto para o novembro de 2017, ocasião em que
deverá ocorrer a aula inaugural para todos os alunos na cidade de Campo Grande (com
transmissão simultânea) e terá como objetivo a apresentação das normas e metodologias
do curso, bem como o início do mapeamento dos interesses de pesquisa dos
matriculados, além de proporcionar o encontro dos acadêmicos com os professores e
tutores. O evento final de encerramento do curso também será realizado na cidade de
Campo Grande.

O curso é composto por três módulos. Cada disciplina terá carga horária de 30 horas/2
créditos, com exceção das disciplinas “Introdução à EAD” (15) e “Metodologia de
pesquisa e produção de conhecimento em Educação” (60). Serão realizados entre nove e
doze encontros presenciais no decorrer dos anos de 2017 e 2018. O Trabalho de
Conclusão de Curso será no formato de um artigo científico, cujas especificações estão
definidas no regulamento do curso.

Regulamento:

Resolução (COPP) nº 195, de 11 de agosto de 2017

Estrutura Curricular e Docentes

 

PROFESSORES/AS RESPONSÁVEIS

SEMESTRE

CH

CRÉDITOS

TIPO

Disciplina 1: Introdução à EAD

Prof. Eduardo Luís Figueiredo de Lima

2017.2

15

1

obr

Módulo 1: Educação, movimentos sociais e interculturalidade

Disciplina 2: Políticas educacionais, educação étnico-racial, gênero e diferença

Profa. Dra. Maria Lima

2018.1

30

2

obr

Disciplina 3: Educação, currículo, raça e gênero

Profa. Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques (UFGD)

2018.1

30

2

obr

Disciplina 4: Movimentos sociais, educação étnico-racial, gênero e diferença

Prof. Dr. Miguel Rodrigues Sousa

Prof. Dr. Lourival dos Santos

2018.1

30

2

obr

Disciplina 5: Gestão escolar e políticas educacionais voltadas à diversidade étnico-racial e gênero

Profa. Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques (UFGD)

2018.1

30

2

obr

Disciplina 6: Metodologia de pesquisa e produção de conhecimento em Educação

(Disciplina oferecida nos três semestres do curso)

Profa. Dra. Maria Lima

Profa. Dra. Ana Paula Squinelo

Profa. Dra. Vivina Dias Sol

Profa. Dra.  Eugênia Portela de Siqueira Marques (UFGD)

Profa. Dra. Mara Aline dos Santos Ribeiro

2018.1

2018.2

2019.1

60

4

obr

Módulo 2: Direitos humanos, relações étnico-raciais, gênero e diferença: especificidades conceituais

Disciplina 7: Teorias da Cultura

Prof. Lourival dos Santos

2018.1

30

2

obr

Disciplina 8: Direitos humanos para as relações étnico-raciais, gênero e diferença

Prof. Tiago Botelho (UFGD)

2018.2

30

2

op

Disciplina 9: Reeducação étnico-racial no contexto das relações raciais no Brasil

Prof. Lourival dos Santos

2018.2

30

2

op

Disciplina 10: Gênero e diferença

Prof. Miguel Rodrigues Sousa Neto

2018.2

30

2

op

Módulo 3: Fundamentos para práticas formativas na instituição escolar

Disciplina 11: Didáticas e epistemologias das disciplinas escolares

Profa. Dra. Maria Lima

Profa. Dra. Ana Paula Squinelo

2018.2

30

2

obr

Disciplina 12: Práticas de linguagem e identidade

Profa. Dra. Maria Lima

2018.2

30

2

op

Disciplina 13: Manuais escolares na pesquisa e no ensino

Profa. Dra. Ana Paula Squinelo

2018.2

30

2

op

Disciplina 14: Currículo e interdisciplinaridade

Profa. Dra. Vivina Dias Sol

2018.2

30

2

op

*obr = obrigatória; opt = optativa