Linguística Aplicada e Ensino de Línguas

Álvaro José dos Santos Gomes

Comissão Especial de Curso

Designada pela PORTARIA Nº 18-PROECE/UFMS, DE 05 DE ABRIL DE 2023

ÁLVARO JOSÉ DOS SANTOS GOMES (Presidente)

DANIELA SAYURI KAWAMOTO KANASHIRO (Vice-Presidente)

EDNA PAGLIARI BRUN

DAIANI DAMM TONETTO RIEDNER.

E-mail: poslinguistica.agead@ufms.br

Telefone: (67)3345-7624

Inscrições encerradas!

Período de realização do curso

Novembro de 2023 a Maio de 2025

Resoluções de Aprovação

RESOLUÇÃO Nº 212-COEX/UFMS, DE 21 DE MARÇO DE 2023. – Aprovação no Conselho de Extensão, Cultura e Esporte.

RESOLUÇÃO Nº 252-COUN/UFMS, DE 29 DE MARÇO DE 2023. – Aprovação no Conselho Universitário.

Projeto Pedagógico de Curso

Aprovado pela Resolução nº 212-COEX/UFMS e Resolução nº 252-COUN/UFMS.

Metodologia

A oferta do curso será a distância e assíncrona no AVA UFMS. Em cada disciplina, o estudante deverá cumprir com os pré-requisitos da trilha de aprendizagem, acessar os conteúdos, realizar as atividades e avaliações. Ao final do cumprimento dos créditos, o estudante deverá realizar um Trabalho Final de Curso, cujas diretrizes estão definidas no Projeto Pedagógico de Curso.

Objetivo do curso

A presente proposta tem como objetivo geral ampliar e aprimorar os conhecimentos na área de ensino e aprendizagem de línguas/linguagens por meio de estudos, discussões e articulação de teorias contemporâneas e tendências metodológicas às necessidades de diferentes contextos educacionais.

Os objetivos específicos do curso também podem ser consultados no PPC.

Estrutura Curricular

A Matriz Curricular está organizada em 8 disciplinas de 45 horas/3 créditos e cada disciplina terá uma trilha de aprendizagem organizada no AVA com atividades síncronas e assíncronas, teóricas e experienciais e também um questionário de avaliação.

TRANSCULTURALIDADES E EDUCAÇÃO

(MULTI)LETRAMENTOS DECOLONIAIS TRANSLINGUES

LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

LINGUAGENS, DISCURSOS E HIPERMÍDIAS

LINGUAGENS E IDENTIDADES

LITERATURA E SOCIEDADE

POLÍTICAS (SÓCIO)LINGUÍSTICAS E DIVERSIDADE

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Certificado do Curso

Os estudantes com frequência mínima de setenta e cinco por cento em cada disciplina, aprovação em todas as disciplinas e no TFC, farão jus ao Certificado de Conclusão do Curso acompanhado do respectivo histórico escolar, emitido de acordo com a Resolução nº 01 do Conselho Nacional de Educação – CNE, de 6 de abril de 2018. A frequência no curso de especialização a distância será registrada através da realização de atividades assíncronas no AVA UFMS.