FAQ – UFMS Digital

Logo UFMS Digital

 

 

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

 

1 – Como serão os encontros presenciais? Haverá avaliação nestes encontros? São obrigatórios?

Em cada semestre, o estudante terá um encontro síncrono, obrigatório. Quem optar por participar presencialmente poderá fazê-lo escolhendo um dos campus da UFMS. Mas o estudante poderá também optar pela participação online sem a necessidade de estar presente no campus. Este encontro será o momento para a integração síncrona entre estudantes, professores, tutores e equipe técnica de execução dos cursos, além da realização de atividades avaliativas das disciplinas realizadas no semestre corrente.

2 – As avaliações dos cursos serão presenciais?

O estudante fará as avaliações dos módulos pelo AVA UFMS e apenas uma das avaliações, por semestre, será realizada por meio de um encontro síncrono onde o estudante poderá escolher dentre duas modalidades de participação: presencial ou online.

3 – Haverá atividades síncronas durante o semestre? Como entrar em contato com meu tutor?

O estudante terá acesso, semanalmente, a dois encontros síncronos (tutoria) não obrigatórios. Cada encontro síncrono deste terá a duração de uma hora e será realizado com a presença do professor tutor no intuito de sanar dúvidas diversas sobre a oferta, conteúdo e atividades das disciplinas. Caso o estudante não possa participar nos horários disponibilizados pelo professor tutor, poderá sanar dúvidas também no Fórum “Fale com a tutoria”.

4 – Como é a metodologia de oferta das disciplinas? Como são as aulas e atividades? Como é computada a frequência?

Em cada disciplina o estudante terá disponível um módulo para cada 17 horas de conteúdo. Cada módulo estará disponivel com os textos e vídeoaulas gravadas sobre o conteúdo, além dos materiais de apoio. Ao final de cada módulo, o estudante deverá realizar uma atividade de checkout de presença, que computará a presença/falta referente às 17 horas do respectivo módulo, além de uma avaliação sobre os conteúdos abordados.

5 – Se eu não realizar as atividades de checkout de presença serei reprovado?

Não necessariamente. Conforme o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFMS (Resolução Cograd nº 430/2021), o estudante precisa computar 75% de presença para não ser reprovado por faltas. Por exemplo, em uma disciplina de 68 horas, haverá 4 módulos de 17 horas cada. Cada módulo terá uma atividade de checkout de presença. Assim, serão 4 atividades de checkout de presença. Se o aluno realizar apenas 3 destas atividades, terá 75% de presença e, dessa forma, não seria reprovado por falta.

6 – Onde encontro as aulas do meu curso?

Todas as aulas, conteúdos, tutoria, atividades e informações sobre o curso, estão disponíveis no AVA UFMS. O estudante deverá acessar ava.ufms.br e fazer o login com o seu Passaporte UFMS.

7 – É possível o aproveitamento de estudo de disciplinas cursadas em outros cursos ? Como solicitar ?

Conforme o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFMS (Resolução Cograd nº 430/2021), o estudante poderá solicitar o aproveitamento dos estudos realizados em Cursos de Graduação, autorizados ou reconhecidos pelo órgão competente. Conforme a Instrução Normativa PROGRAD Nº 36/2021, que dispõe sobre aproveitamento de estudos para os estudantes dos Cursos de Graduação da UFMS, o requerimento deverá ser realizado no prazo máximo de dez dias corridos da data da matrícula, via Requerimento Acadêmico na página https://prograd.ufms.br/requerimento-academico/ , anexando o Histórico Escolar e as Ementas/Planos de ensino das disciplinas cursadas com aprovação. Caso não tenha os dois documentos, o requerente deverá solicitá-los junto à secretaria acadêmica da Instituição de origem.

Caso perca este prazo, o estudante poderá fazer o requerimento em até 10 dias do início das aulas do próximo semestre (rematrícula).

8 – Como solicitar requerimentos acadêmicos à Secretaria Acadêmica – SECAC/AGEAD ?

As solicitações deverão ser feitas sempre pelo site https://prograd.ufms.br/requerimento-academico, utilizando o Passaporte UFMS.

9 – Como o estudante tem acesso às suas notas e frequências?

O estudante terá acesso às suas notas e frequência pelo AVA UFMS conforme for realizando as avaliações e atividades de checkout de presença, contudo, o canal oficial para a disponibilização de notas e frequências é o Sistema Acadêmico – SISCAD, disponível em https://siscad.ufms.br, por meio do Passaporte UFMS. E para dispositivos móveis, as notas e frequências estarão disponíveis pelo APP SOU UFMS, também com acesso por meio do Passaporte UFMS.

10 – O estudante podem frequentar presencialmente os campus da UFMS?

Sim. Os estudantes podem frequentar os espaços físicos e utilizar serviços disponíveis em quaisquer campus da UFMS, como por exemplo: bibliotecas, laboratórios, restaurantes universitários, espaços coletivos, dentre outros.

11 – Os cursos UFMS Digital são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)?

Sim. A consulta ao cadastro ativo dos cursos no e-MEC – autorização SERES/MEC pode ser feita no sitte https://emec.mec.gov.br/ com o respectivos nome e código do curso: Ciência dos Dados – Tecnólogo – Código eMEC: 1599606 ; Tecnologia da Informação – Tecnólogo – Código eMEC: 1599447 e Processos Gerenciais – Tecnólogo – Código eMEC: 1599280

12 – Posso alterar o campus UFMS (polo) que escolhi na inscrição/matrícula para frequentar o encontro síncrono de forma presencial?

Sim, pois não há vínculo oficial do estudante a um campus da UFMS específico (polo). A cada encontro síncrono, se o estudante optar em realizá-lo de forma presencial, haverá a possibilidade de escolha em qual campus da UFMS participar.

13 – Após a finalização do Curso, poderei me inscrever em programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

Sim. Os processos seletivos para os cursos e programas de pós-graduação da UFMS são abertos à comunidade em geral.

14 – O estudante deverá fazer a matrícula em disciplinas todo semestre, ou serão matriculados automaticamente?

A renovação do vínculo acadêmico é de responsabilidade do estudante. O vínculo acadêmico deverá ser renovado mediante a matrícula semestral em componentes curriculares (rematrícula), por meio do Sistema Acadêmico de Graduação (Siscad), nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico. Para informações sobre Matrícula e Cronograma de renovação clique aqui.

15 – Como faço para ter acesso ao meu e-mail instituicional?

Acesse o endereço https://mail.google.com e utilize o nome de usuário (com o sufixo @ufms.br) e senha do seu Passaporte UFMS. Se for o seu primeiro acesso ao e-mail institucional, antes do procedimento anterior é necessário você acessar o endereço https://passaporte.ufms.br e redefinir sua senha de acesso. Um tutorial passo-a-passo está disponível em https://youtu.be/OgZApZgOi1Q

16 – Quais são os campus da UFMS (polos) onde poderei escolher para participar presencialmente dos encontros síncronos?

Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

17 – Como posso solicitar a minha Identidade Estudantil?

A identidade estudantil é digital e pode ser gerada no App Sou UFMS.

18 – Como faço para entrar em contato com o(a) coordenador(a) do meu curso?

Acesse ava.ufms.br, procure o seu AVA Integração e lá você encontrará um link de acesso ao WhatsApp da Coordenação do Curso. Outra forma é o envio de e-mail para a respectiva coordenação de curso: Ciência dos Dados (tcd.agead@ufms.br), Tecnologia da Informação (tecinf.agead@ufms.br) e Processos Gerencias (tpger.agead@ufms.br).

19 – Como solucionar problemas referentes ao Passaporte UFMS?

Entre em contato com o suporte da AGETIC atráves do email suporte.agetic@ufms.br

20 – Como solucionar problemas referentes ao AVA UFMS?

Entre em contato com o suporte da AGEAD atráves do email suporte.agead@ufms.br

21 – Os cursos tem exigência de realização de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC?

Cada curso possui suas especificidades descritas em seu Projeto Pedagógico de Curso. Especificamente os cursos de Ciência dos Dados, Tecnologia da Informação e Processos Gerenciais não possuem Trabalho de Conclusão de Curso – TCC em sua matriz curricular. Os PPCs dos cursos da AGEAD estão disponíveis em https://agead.ufms.br

22 – Os cursos tem exigência de realização de Atividades Complementares?

Cada curso possui suas especificidades descritas em seu Projeto Pedagógico de Curso. Especificamente os cursos de Ciência dos Dados, Tecnologia da Informação e Processos Gerenciais possuem Atividades Complementares em sua matriz curricular. Os PPCs dos cursos da AGEAD estão disponíveis em https://agead.ufms.br

23 – Os cursos tem exigência de realização de Estágio Obrigatório?

Cada curso possui suas especificidades descritas em seu Projeto Pedagógico de Curso. Especificamente os cursos de Ciência dos Dados, Tecnologia da Informação e Processos Gerenciais não possuem Estágio Obrigatório em sua matriz curricular. Contudo, o estudante poderá realizar Estágio Não Obrigatório para o cumprimento de Atividades Complementares. Os PPCs dos cursos da AGEAD estão disponíveis em https://agead.ufms.br

24 – Como posso ter acesso aos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs da AGEAD?

Os PPCs dos cursos da AGEAD estão disponíveis em https://agead.ufms.br. Também estão disponíveis no Boletim Oficial da UFMS, como segue: Ciência dos Dados – https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=449114 ; Tecnologia da Informação – https://agead.ufms.br/tecnologia-da-informacao/ e Processos Gerenciais – https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=449112.

25 – Qual o horário das aulas?

As aulas são gravadas e todos os conteúdos e atividades são disponibilizadas nas disciplinas dentro do AVA UFMS. O estudante poderá acessar no seu tempo.

26 – O cursos tecnólogos são considerados graduações ou são cursos tecnológicos de nível médio?

Os cursos são graduações de nível superior que conferem o título de tecnólogo.