FAQ – UFMS Digital

Logo UFMS Digital

 

 

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

 

1 – Como serão os encontros presenciais? Haverá avaliação nestes encontros? 

Em cada semestre, os estudantes dos cursos tecnólogos poderão ter um encontro presencial. Para as licenciaturas, os encontros poderão ser bimestrais. Estes encontros serão momentos para a integração síncrona entre estudantes, professores, tutores e equipe técnica de execução dos cursos, além da possibilidade pela realização de atividades avaliativas das disciplinas realizadas no semestre corrente. Estes encontros, quando obrigatórios, poderão ser realizados de forma remota pelo estudante.


2 – Haverá atividades síncronas durante o semestre? Como entrar em contato com meu tutor?

O estudante terá acesso, semanalmente, a dois encontros síncronos (tutoria) não obrigatórios. Cada encontro síncrono deste terá a duração de uma hora e será realizado com a presença do professor tutor no intuito de sanar dúvidas diversas sobre a oferta, conteúdo e atividades das disciplinas. Caso o estudante não possa participar nos horários disponibilizados pelo professor tutor, poderá sanar dúvidas também no Fórum “Fale com a tutoria”.


3 – Como é a metodologia de oferta das disciplinas? Como são as aulas e atividades? Como é computada a frequência?

Em cada disciplina o estudante terá disponível um módulo para cada 17 horas de conteúdo. Cada módulo estará disponível com os textos e videoaulas gravadas sobre o conteúdo, além dos materiais de apoio. Ao final de cada módulo, o estudante deverá realizar uma atividade de checkout de presença, que computará a presença/falta referente às 17 horas do respectivo módulo, além de uma avaliação sobre os conteúdos abordados.


4 – Se eu não realizar as atividades de checkout de presença serei reprovado?

Não necessariamente. Conforme o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFMS (Resolução Cograd nº 430/2021), o estudante precisa computar 75% de presença para não ser reprovado por faltas. Por exemplo, em uma disciplina de 68 horas, haverá 4 módulos de 17 horas cada. Cada módulo terá uma atividade de checkout de presença. Assim, serão 4 atividades de checkout de presença. Se o aluno realizar apenas 3 destas atividades, terá 75% de presença e, dessa forma, ainda não seria reprovado por falta.


5 – Onde encontro as aulas do meu curso?

Todas as aulas, conteúdos, tutoria, atividades e informações sobre o curso, estão disponíveis no AVA UFMS. O estudante deverá acessar ava.ufms.br e fazer o login com o seu Passaporte UFMS.


6 – É possível o aproveitamento de estudo de disciplinas cursadas em outros cursos ? Como solicitar ?

Conforme o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFMS (Resolução Cograd nº 430/2021), o estudante poderá solicitar o aproveitamento dos estudos realizados em Cursos de Graduação, autorizados ou reconhecidos pelo órgão competente. Conforme a Instrução Normativa PROGRAD Nº 36/2021, que dispõe sobre aproveitamento de estudos para os estudantes dos Cursos de Graduação da UFMS, o requerimento deverá ser realizado no prazo máximo de dez dias corridos da data da matrícula, via Requerimento Acadêmico na página https://prograd.ufms.br/requerimento-academico/ , anexando o Histórico Escolar e as Ementas/Planos de ensino das disciplinas cursadas com aprovação. Caso não tenha os dois documentos, o requerente deverá solicitá-los junto à secretaria acadêmica da Instituição de origem.

Caso perca este prazo, o estudante poderá fazer o requerimento em até 10 dias do início das aulas do próximo semestre (renovação de matrícula).


7 – Como solicitar requerimentos acadêmicos à Secretaria Acadêmica – SECAC/AGEAD ?

As solicitações deverão ser feitas sempre pelo site https://prograd.ufms.br/requerimento-academico, utilizando o Passaporte UFMS.


8 – Como o estudante tem acesso às suas notas e frequências?

O estudante terá acesso às suas notas e frequência pelo AVA UFMS conforme for realizando as avaliações e atividades de checkout de presença, contudo, o canal oficial para a disponibilização de notas e frequências é o Sistema Acadêmico – SISCAD, disponível em https://siscad.ufms.br, por meio do Passaporte UFMS. E para dispositivos móveis, as notas e frequências estarão disponíveis pelo APP SOU UFMS, também com acesso por meio do Passaporte UFMS.


9 – O estudante podem frequentar presencialmente os campus da UFMS?

Sim. Os estudantes podem frequentar os espaços físicos e utilizar serviços disponíveis em quaisquer campus da UFMS, como por exemplo: bibliotecas, laboratórios, restaurantes universitários, espaços coletivos, dentre outros.


10 – Os cursos UFMS Digital são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)?

Todos os cursos do UFMS Digital são autorizados pela SERES/MEC e esta consulta está disponível no site https://emec.mec.gov.br/


11 – O estudante deverá fazer a matrícula em disciplinas todo semestre, ou serão matriculados automaticamente?

A renovação do vínculo acadêmico é de responsabilidade do estudante. O vínculo acadêmico deverá ser renovado mediante a matrícula semestral em componentes curriculares (renovação de matrícula), por meio do Sistema Acadêmico de Graduação (Siscad), nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico. Para informações sobre Matrícula e Cronograma de renovação clique aqui.


12 – Como faço para ter acesso ao meu e-mail instituicional?

Acesse o endereço https://mail.google.com e utilize o nome de usuário (com o sufixo @ufms.br) e senha do seu Passaporte UFMS. Se for o seu primeiro acesso ao e-mail institucional, antes do procedimento anterior é necessário você acessar o endereço https://passaporte.ufms.br e redefinir sua senha de acesso. Um tutorial passo-a-passo está disponível em https://youtu.be/OgZApZgOi1Q


13 – Como posso solicitar a minha Identidade Estudantil?

A identidade estudantil é digital e pode ser gerada no App Sou UFMS.


14 – Como faço para entrar em contato com o(a) coordenador(a) do meu curso?

Acesse ava.ufms.br, procure o seu AVA Integração e lá você encontrará um link de acesso ao WhatsApp da Coordenação do Curso. Outra forma é o envio de e-mail para a respectiva coordenação de curso. Mais informações de cada curso estão disponíveis no meu lateral direito do site UFMS Digital.


14 – Como solucionar problemas referentes ao Passaporte UFMS?

Entre em contato com o suporte da AGETIC atráves do email suporte.agetic@ufms.br.


15 – Como solucionar problemas referentes ao AVA UFMS?

Entre em contato com o suporte da AGEAD atráves do email suporte.agead@ufms.br.


16 – Os cursos tem exigência de realização de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC?

Cada curso possui suas especificidades descritas em seu Projeto Pedagógico de Curso – PPC. Mais informações de cada curso estão disponíveis no meu lateral direito do site UFMS Digital.


17 – Os cursos tem exigência de realização de Atividades Complementares?

Cada curso possui suas especificidades descritas em seu Projeto Pedagógico de Curso – PPC. Mais informações de cada curso estão disponíveis no meu lateral direito do site UFMS Digital.


18 – Os cursos tem exigência de realização de Estágio Obrigatório?

Cada curso possui suas especificidades descritas em seu Projeto Pedagógico de Curso – PPC. Mais informações de cada curso estão disponíveis no meu lateral direito do site UFMS Digital.


19 – Como posso ter acesso aos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs da AGEAD?

Mais informações de cada curso, incluindo seu respectivo Projeto Pedagógico de Curso – PPC, estão disponíveis no meu lateral direito do site UFMS Digital.


20 – Qual o horário das aulas?

As aulas são gravadas e todos os conteúdos e atividades são disponibilizadas nas disciplinas dentro do AVA UFMS. O estudante poderá acessar no seu tempo e espaço.


21 – O cursos tecnólogos são considerados graduações ou são cursos tecnológicos de nível médio?

Os cursos são graduações de nível superior que conferem o título de tecnólogo.