Especialização em Práticas Inovadoras no Ensino de Matemática
Nome do Curso: Especialização em Práticas Inovadoras no Ensino de Matemática
Coordenação do Curso: Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli
Comissão Especial de Curso
Designada pela PORTARIA Nº 77-GAB/PROECE/UFMS, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2023
- Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli (Presidente);
- Leandro Bezerra de Lima. (Vice-Presidente);
- Marcos Vinícius Pereira Spreafico;
- Francisco Ilídio Ferreira Rocha.
Contato
E-mail: pedmat.inma@ufms.br
Período de realização do curso
Junho de 2025 a Dezembro de 2026
Processo Seletivo
16/05/2025 a 30/05/2025
Resoluções de Aprovação
RESOLUÇÃO Nº 409-COEX/UFMS, DE 2 DE JANEIRO DE 2025 – Aprovação no Conselho de Extensão, Cultura e Esporte.
RESOLUÇÃO Nº 382-COUN/UFMS, DE 8 DE JANEIRO DE 2025 – Aprovação no Conselho Universitário.
Carga Horária
360 horas
Público-alvo
Docentes de Matemática que lecionam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e/ou médio, bem como pedagogos responsáveis pelo ensino de Matemática no 4º e/ou 5º ano, lotados em unidades escolares da Rede Pública de Educação de Mato Grosso do Sul.
Metodologia
A oferta do curso será presencial. Em cada disciplina, o estudante realizará atividades de planejamento coletivo, ensaios, e rodadas de devolutivas. Além das atividades de sala de aula, o curso oportuniza visitas às instituições de ensino, elaboração de projetos, estudos de caso, workshops, participação em eventos e outras. Ao final do cumprimento dos créditos, o estudante deverá realizar um Trabalho Final de Curso, cujas diretrizes estão definidas no Projeto Pedagógico de Curso.
Objetivo do curso
Qualificar o professor de matemática visando o aprimoramento de habilidades e competências para promoção da equidade e inovação nas práticas pedagógicas da educação básica. Ao longo desse programa, os participantes fortalecerão habilidades e competências que compõem a base das práticas docentes por meio de atividades que vinculam as teorias da aprendizagem, o planejamento de currículo, a avaliação e a gestão da sala de aula com as práticas que desenvolvem em suas escolas. Os objetivos específicos do curso também podem ser consultados no PPC.
Estrutura Curricular
A Matriz Curricular está organizada em 11 disciplinas:
- Projeto Integrador I
- Gestão e Organização da Sala de Aula
- Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante
- Ensino de Matemática para Equidade I
- Projeto Integrador II
- Trabalho em Grupo em Salas de Aula Heterogêneas
- Ensino de Matemática para Equidade II
- Projeto Integrador III
- Planejamento do Currículo em Ação
- Avaliação para equidade
- Ensino de Matemática para Equidade III
Certificado do Curso
Os estudantes com frequência mínima de setenta e cinco por cento em cada disciplina, aprovação em todas as disciplinas e no TFC, farão jus ao Certificado de Conclusão do Curso acompanhado do respectivo histórico escolar, emitido de acordo com a Resolução nº 01 do Conselho Nacional de Educação – CNE, de 6 de abril de 2018. A frequência no curso de especialização a distância será registrada através das atividades presenciais do curso.
