Comunicado DED/CAPES – 05/04/2016

Prezadas (os) Coordenadoras (es) e Coordenadoras (es) Adjuntas (os) UAB,

1. Em entrevista coletiva realizada em 28/03/2016, o Senhor Ministro da Educação anunciou a “Rede Universidade do Professor” para complementar a formação de professores efetivos da rede pública de Educação Básica que atuam nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Ciência, História e Geografia e não têm a titulação exigida pela legislação vigente.
  2. Considerando a responsabilidade atribuída ao Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB de ofertar  81 mil vagas na modalidade a distância no âmbito da “Rede Universidade do Professor”, a DED/CAPES convidou a Presidência do Fórum de Coordenadores UAB (FORUAB) para prestar esclarecimentos e debater os procedimentos a serem implantados para ofertas dessas vagas. A seguir, informamos-lhes os itens acordados com a Presidência do FORUAB, em reunião realizada em 01/04/2016.
  3. O FORUAB procederá, dentre seus pares, à formação de grupos de trabalho e promoverá Reunião Extraordinária de Coordenadores UAB;
  4. As Bolsas dos Coordenadores UAB Adjuntos serão mantidas até 30/06/2016, ficando a sua continuidade a partir do segundo semestre de 2016 condicionada à avaliação das ofertas supramencionadas e vinculadas ao Edital 75/2014;
  5. Diante da necessidade emergencial de atuação do Sistema UAB para atendimento da “Rede Universidade do Professor”, especificamente para as bolsas dos tutores vinculados às Licenciaturas, acordou-se a relação de 01 Bolsa de Tutor para cada 15 alunos.
  6. Maiores informações relativas ao Programa Universidade do Professor poderão ser obtida a partir do acesso: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7850-uab-oferta-81-mil-vagas-em-nova-universidade-do-professor.
  7. Certos de contar com sua atenção e parceria, permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Jean Marc Georges Mutzig