Capacitação de Tutores do Curso de Extensão em Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

Postado por: Moises Oliveira De Araujo Araujo

Nesse último sábado (13/09/2014) reuniram no anfiteatro da Arquitetura na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) profissionais da área de Educação a Distância e outros profissionais envolvidos no Programa Saúde na Escola para desenvolverem a primeira capacitação dos tutores que atuarão no Curso de Extensão em Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas.
A capacitação contou com a participação da Profa. Dra. Soraya Solon (coordenadora) que apresentou o curso aos tutores e professores formadores e em seguida contextualizou os programas Saúde na Escola e Saúde e Prevenção nas Escolas: atitude para curtir a vida.
Em seguida o Grupo de Teatro Encena apresentou a peça “Tudo que se conta vira estória”. Esse momento foi especial porque possibilitou vivenciar o lúdico e a influência dos conhecimentos de outras áreas aplicados no processo de ensino e aprendizagem. Nesse momento foi possível vivenciar diferentes possibilidades para o desenvolvimento das práticas como componente curricular que podem ser utilizadas pelos professores da rede pública no intuito de melhorar a aprendizagem significativa em especial nesse tema tão importante.
Também fizeram uso da palavra, em uma atividade conjunta, o Prof. Dr. Rodrigo Juliano Oliveira (iniciador da articulação e do desenvolvimento do curso na UFMS e Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil na UFMS), a Prof. Especialista Thaís Leite e a Profa. Esp. Grisólia. O Prof. Dr. Rodrigo abordou orientações gerais do curso e o processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância. Já a Profa. Esp. Thaís falou sobre as duas primeiras unidades de estudo do curso: (I) O educando como sujeito do desenvolvimento: família escola e políticas públicas; e (II) Conhecendo o adolescente. A Profa. Esp. Simone abordou os temas: (I) Adolescentes e a proteção no âmbito das políticas públicas; e (II) A escola em rede: legislação e políticas públicas integradas na prevenção do uso de drogas.Para o fechamento das atividades do período vespertino a Bach. Silvia Cordeiro das Neves assumiu as atividades e capacitou professores, supervisores de tutoria e tutores para atuação junto ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Esse momento da capacitação foi marcado pela leitura e discussão de texto, relacionado à importância do feedback positivo e corretivo, interação e utilização do Moodle e muita descontração.
Os tutores e professores, além da equipe de coordenação pedagógica, coordenação de ambiente virtural e secretaria, finalizaram o dia com a sensação de dever cumprido e com âmino para iniciar as atividades com os alunos. Desse primeiro encontro surgiram várias novas demandas que agora se tornaram atividades prementes e que estão sendo conduzidas com êxito e agilidade a fim de construir um curso em EAD com qualidade e que atenda as necessidades de nosso estado.

Compartilhe:
Veja também