Especialização em Práticas Inovadoras no Ensino de Matemática

Nome do Curso: Especialização em Práticas Inovadoras no Ensino de Matemática

Coordenação do Curso: Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli

Comissão Especial de Curso

Designada pela PORTARIA Nº 77-GAB/PROECE/UFMS, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2023

  • Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli (Presidente);
  • Leandro Bezerra de Lima. (Vice-Presidente);
  • Marcos Vinícius Pereira Spreafico;
  • Francisco Ilídio Ferreira Rocha.

Contato
E-mail: pedmat.inma@ufms.br  

Período de realização do curso
Junho de 2025 a Dezembro de 2026


Processo Seletivo
16/05/2025 a 30/05/2025

Resoluções de Aprovação
RESOLUÇÃO Nº 409-COEX/UFMS, DE 2 DE JANEIRO DE 2025 – Aprovação no Conselho de Extensão, Cultura e Esporte.

RESOLUÇÃO Nº 382-COUN/UFMS, DE 8 DE JANEIRO DE 2025 – Aprovação no Conselho Universitário.


Carga Horária
360 horas

Público-alvo
Docentes de Matemática que lecionam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e/ou médio, bem como pedagogos responsáveis pelo ensino de Matemática no 4º e/ou 5º ano, lotados em unidades escolares da Rede Pública de Educação de Mato Grosso do Sul.


Metodologia
A oferta do curso será presencial. Em cada disciplina, o estudante realizará atividades de planejamento coletivo, ensaios, e rodadas de devolutivas. Além das atividades de sala de aula, o curso oportuniza visitas às instituições de ensino, elaboração de projetos, estudos de caso, workshops, participação em eventos e outras. Ao final do cumprimento dos créditos, o estudante deverá realizar um Trabalho Final de Curso, cujas diretrizes estão definidas no Projeto Pedagógico de Curso. 


Objetivo do curso


Qualificar o professor de matemática visando o aprimoramento de habilidades e competências para promoção da equidade e inovação nas práticas pedagógicas da educação básica. Ao longo desse programa, os participantes fortalecerão habilidades e competências que compõem a base das práticas docentes por meio de atividades que vinculam as teorias da aprendizagem, o planejamento de currículo, a avaliação e a gestão da sala de aula com as práticas que desenvolvem em suas escolas. Os objetivos específicos do curso também podem ser consultados no PPC. 


Estrutura Curricular
A Matriz Curricular está organizada em 11 disciplinas: 

  1. Projeto Integrador I
  2. Gestão e Organização da Sala de Aula
  3. Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante
  4. Ensino de Matemática para Equidade I
  5. Projeto Integrador II
  6. Trabalho em Grupo em Salas de Aula Heterogêneas
  7. Ensino de Matemática para Equidade II
  8. Projeto Integrador III
  9. Planejamento do Currículo em Ação
  10. Avaliação para equidade
  11. Ensino de Matemática para Equidade III

Certificado do Curso
Os estudantes com frequência mínima de setenta e cinco por cento em cada disciplina, aprovação em todas as disciplinas e no TFC, farão jus ao Certificado de Conclusão do Curso acompanhado do respectivo histórico escolar, emitido de acordo com a Resolução nº 01 do Conselho Nacional de Educação – CNE, de 6 de abril de 2018. A frequência no curso de especialização a distância será registrada através das atividades presenciais do curso.