Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica

 Apresentação do Curso

Nome do Curso: Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica

Coordenação do Curso: Daiani Damm Tonetto Riedner

Comissão Especial de Curso

Designada pela PORTARIA Nº 1-GAB/PROECE, DE 6 DE JANEIRO DE 2025.

  • Daiani Damm Tonetto Riedner (Presidente);
  • Ana Carolina Pontes Costa (Vice-Presidente);
  • Hercules Da Costa Sandim; e
  • Natália Cristina De Oliveira.

Contato
E-mail: posedudigital.agead@ufms.br 

Resoluções de Aprovação
RESOLUÇÃO Nº 413-COEX/UFMS, DE 10 DE JANEIRO DE 2025 – Aprovação no Conselho de Extensão, Cultura e Esporte.

RESOLUÇÃO Nº 376-COUN/UFMS, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2024 – Aprovação no Conselho Universitário.

Projeto Pedagógico de Curso: 
PPC – Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica


Site da Assessoria dos Municípios: 
Assessoria Técnica e Pedagógica das Redes Municipais de Educação

Carga Horária
360 horas

Público-alvo
Equipes técnicas das secretarias municipais de educação indicadas via Simec, de acordo com os termos do TED SIMEC nº 13106/2023.

Metodologia 
A oferta do curso será a distância e assíncrona no AVA UFMS. Em cada disciplina, o estudante deverá cumprir com os pré-requisitos da trilha de aprendizagem, acessar os conteúdos, realizar as atividades e avaliações. Ao final do cumprimento dos créditos, o estudante deverá realizar um Trabalho Final de Curso, cujas diretrizes estão definidas no Projeto Pedagógico de Curso. 


Objetivo do curso
Capacitar profissionais da educação básica para integração e implementação do currículo de Educação Digital, com foco na gestão, na formação continuada de professores e no desenvolvimento dos saberes digitais docentes.


Estrutura Curricular
A Matriz Curricular está organizada em 8 disciplinas de 45 horas/3 créditos e cada disciplina terá uma trilha de aprendizagem organizada no AVA com atividades síncronas e assíncronas, teóricas e experienciais e também um questionário de avaliação.

Disciplinas:

  1. Fundamentos da Educação Digital no Brasil
  2. Estrutura do currículo de Educação Digital na Educação Básica
  3. Caminhos para implementação do currículo de Educação Digital
  4. Conectividade e uso de tecnologias nas escolas
  5. Recursos Educacionais Digitais
  6. Inteligência Artificial na Educação
  7. Saberes Docentes para o uso de Tecnologias Digitais 
  8. Plano de Educação Digital e Inovação Pedagógica


Certificado do Curso
Os estudantes com frequência mínima de setenta e cinco por cento em cada disciplina, aprovação em todas as disciplinas e no TFC, farão jus ao Certificado de Conclusão do Curso acompanhado do respectivo histórico escolar, emitido de acordo com a Resolução nº 01 do Conselho Nacional de Educação – CNE, de 6 de abril de 2018. A frequência no curso de especialização a distância será registrada através da realização de atividades assíncronas no AVA UFMS.


Processo Seletivo
Disponível no Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle) para as redes municipais de educação.