Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica
Apresentação do Curso
Nome do Curso: Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica
Coordenação do Curso: Daiani Damm Tonetto Riedner
Comissão Especial de Curso
Designada pela PORTARIA Nº 1-GAB/PROECE, DE 6 DE JANEIRO DE 2025.
- Daiani Damm Tonetto Riedner (Presidente);
- Ana Carolina Pontes Costa (Vice-Presidente);
- Hercules Da Costa Sandim; e
- Natália Cristina De Oliveira.
Contato
E-mail: posedudigital.agead@ufms.br
Resoluções de Aprovação
RESOLUÇÃO Nº 413-COEX/UFMS, DE 10 DE JANEIRO DE 2025 – Aprovação no Conselho de Extensão, Cultura e Esporte.
RESOLUÇÃO Nº 376-COUN/UFMS, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2024 – Aprovação no Conselho Universitário.
Projeto Pedagógico de Curso:
PPC – Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica
Site da Assessoria dos Municípios:
Assessoria Técnica e Pedagógica das Redes Municipais de Educação
Carga Horária
360 horas
Público-alvo
Equipes técnicas das secretarias municipais de educação indicadas via Simec, de acordo com os termos do TED SIMEC nº 13106/2023.
Metodologia
A oferta do curso será a distância e assíncrona no AVA UFMS. Em cada disciplina, o estudante deverá cumprir com os pré-requisitos da trilha de aprendizagem, acessar os conteúdos, realizar as atividades e avaliações. Ao final do cumprimento dos créditos, o estudante deverá realizar um Trabalho Final de Curso, cujas diretrizes estão definidas no Projeto Pedagógico de Curso.
Objetivo do curso
Capacitar profissionais da educação básica para integração e implementação do currículo de Educação Digital, com foco na gestão, na formação continuada de professores e no desenvolvimento dos saberes digitais docentes.
Estrutura Curricular
A Matriz Curricular está organizada em 8 disciplinas de 45 horas/3 créditos e cada disciplina terá uma trilha de aprendizagem organizada no AVA com atividades síncronas e assíncronas, teóricas e experienciais e também um questionário de avaliação.
Disciplinas:
- Fundamentos da Educação Digital no Brasil
- Estrutura do currículo de Educação Digital na Educação Básica
- Caminhos para implementação do currículo de Educação Digital
- Conectividade e uso de tecnologias nas escolas
- Recursos Educacionais Digitais
- Inteligência Artificial na Educação
- Saberes Docentes para o uso de Tecnologias Digitais
- Plano de Educação Digital e Inovação Pedagógica
Certificado do Curso
Os estudantes com frequência mínima de setenta e cinco por cento em cada disciplina, aprovação em todas as disciplinas e no TFC, farão jus ao Certificado de Conclusão do Curso acompanhado do respectivo histórico escolar, emitido de acordo com a Resolução nº 01 do Conselho Nacional de Educação – CNE, de 6 de abril de 2018. A frequência no curso de especialização a distância será registrada através da realização de atividades assíncronas no AVA UFMS.
Processo Seletivo
Disponível no Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle) para as redes municipais de educação.
