Programa Especial tem 320 vagas na graduação para profissionais da Educação
Os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande podem participar do processo seletivo para ingresso em cursos de graduação presenciais, por meio do Programa Especial de Educação Digital e Inovadora no Ensino da Graduação. Estão sendo oferecidas 320 vagas, distribuídas nos cursos de licenciatura em Ciências – Interdisciplinar, Letras – Português, Matemática e Pedagogia. Os aprovados iniciarão as aulas no dia 7 de março.
As oportunidades são voltadas a trabalhadores que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os demais interessados também podem se inscrever com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sob o compromisso de realizarem um ano de residência docente na rede pública.
O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Anderson Viçoso de Araújo, reforça que o processo seletivo vai priorizar os candidatos que já atuam na área da educação. “Para a UFMS, é muito importante auxiliar na capacitação dos trabalhadores da rede pública. São profissionais que trabalham muito duro e que, muitas vezes, carecem de uma qualificação”.
Para ingressar nos cursos de graduação, os candidatos passarão pela etapa de classificação, conforme os documentos apresentados. “O quantitativo de vagas será oferecido prioritariamente pelos profissionais de educação da rede pública, conforme as notas do Histórico Escolar. Posteriormente, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para os candidatos inscritos com o Enem. Eles serão ordenados conforme as pontuações obtidas no exame”, detalha o diretor.
Com 80 vagas disponíveis para cada curso, trata-se do primeiro processo seletivo do Programa Especial de Educação Digital e Inovadora no Ensino da Graduação. Os cursos são oferecidos em rede pela UFMS, Universidade Católica de Brasília (UCB) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). “É uma iniciativa pioneira e inovadora”, diz o diretor da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Hercules da Costa Sandim.
O diretor da Agead destaca que a seleção é fruto de uma parceria entre a Universidade, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande. No Programa Especial, os novos cursos são ofertados pela Agência de Educação Digital e a Distância. “Neste momento, vamos atender a Capital, mas a oferta pode ser expandida para outros municípios onde a Universidade tem câmpus em Mato Grosso do Sul”.
Inscrições
As inscrições ficam abertas até o dia 14, no site Inscrição UFMS. O candidato deve fazer o cadastro e a liberação à Área do Candidato será confirmada por e-mail. O interessado deve informar para qual curso deseja concorrer e selecionar se irá participar com a nota do Enem ou com comprovação de vínculo junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande.
Confira detalhes sobre a seleção no edital.
Publicação original retirada do Portal da UFMS.